1Sm.25:10-35
Abigail era casada com Nabal, homem que, segundo a Bíblia, era duro e maligno, enquanto ela era sensata e formosa. Davi com os homens, que comandava, tinham ajudado os pastores de Nabal quando guardavam seus rebanhos no campo, e nada lhes deixaram faltar... Agora Davi envia alguns dos seus moços para pedir alguma ajuda, pois eram seiscentos homens no deserto, e muitos tinham família! Nabal tratou mal os enviados de Davi e mandou-os embora de mãos vazias. E Davi, diante da desfeita, resolveu revidar e foi à fazenda de Nabal, e com ele 400 homens, pronto para uma vingança, inclusive com derramamento de sangue.Quando Abigail soube do que se tinha passado não foi discutir ou cobrar satisfações de seu marido: Nabal sabidamente era homem de coração duro! Ela apressou-se e preparou alguns jumentos carregados de pães, frutas, bebidas e outros alimentos e foi pessoalmente ao encontro de Davi. Quando o encontrou, humilhou-se e lançou-se aos pés dele e assumiu a ofensa de Nabal como se fosse dela. Mas "profetizou" que Deus daria firmeza a casa de Davi e que seria benção para ele saber que não se vingou a sí mesmo, e nem derramou sangue inocente.
Davi elogiou a prudência e a sensatez de Abigail...
Apesar de Abigail ter um marido cruel e agressivo, ela não se tornou uma pessoa amarga nem desanimada, e muito menos omissa. Naquela época as mulheres tinham poucas oportunidades. Mas o caráter de Abigail havia sido forjado através de um casamento infeliz. Abigail prevaleceu sobre as circunstâncias para mudar o curso dos acontecimentos. Até a sua súplica a Davi foi uma atitude de esposa prudente, cujas virtudes se desenvolveram por meio dos problemas de relacionamento com o esposo duro e mau. Abigail conseguiu transformar um conflito certo em um momento de diálogo edificante e construtivo.
O Senhor honrou a Abigail por sua firmeza, sua generosidade e sua decisão de continuar no caminho reto apesar das dificuldades (Is.41:10).
Quando Davi planejou a vingança, Abigail foi usada por Deus para lhe ensinar que vingança não cabe ao homem - seja Davi, seja Abigail, seja você, seja eu! Vemos, pois, através deste episódio que Abigail não se tinha contaminado pelo mau-caráter do seu esposo, e ainda arriscou a sua própria vida para evitar uma tragédia!
Reflita e medite, e depois responda a algumas perguntas.
1 - Você é uma esposa pacificadora no seu casamento, no relacionamento com marido, filhos, sogra, vizinhos, secretária-do-lar, etc?
2 - Você busca a direção e ajuda de Deus para ter uma atitude correta em cada desafio no seu casamento?
3 - Deixe Deus usar seu relacionamento com o seu marido para fortalecer cada dia o seu carater e aumentar a sua fé.
4 - Ore diariamente pelo seu esposo e ponha no lixo a sua lista de reclamações. Deixe Deus mudá-lo, quando e como Ele o quiser fazê-lo.
5 - Analise o seu próprio caráter: você é uma pessoa sincera, honesta e fiel aos princípios cristãos ou você age impulsivamente para se livrar de cada "abacaxí" que aparece no seu caminho?
6 - Se você percebeu características negativas que trazem dano à sua conduta cristã, lembre-se que a graça de Deus supera nossos pecados e nossas falhas. Basta que os confessemos e então que peçamos ajuda ao Espírito Santo para vivermos uma vida que glorifique a Cristo em cada detalhe, a cada dia.
Enviado por: Ivonilde Bergsten
Que boa leitura !!! edificante e reflexiva. obrigada por essa porção de sua generosa sabedoria derramada sobre nossas vidas.
ResponderExcluirCom carinho
Tereza Badaró
Linda a mensagem!!! obrigada por compartilhar essa reflexão tão linda..
ResponderExcluir